Projeto Meio Ambiente - Reciclagem: preservando e gerando renda
Prof
ª: Andréa S. Nogueira
1-JUSTIFICATIVA
Pensando
no meio social e cultural em que nossos alunos estão inseridos, procuramos
desenvolver um projeto que busque não só a conscientização de preservar o Meio
Ambiente, mais também a importância das ações e contribuições de cada um em
relação ao meio em que vive. Como podemos melhorar o ambiente que vivemos
através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da
reciclagem do lixo.
Nesse
projeto daremos enfoque a reciclagem, pois além de ser uma forma de evitar mais
acúmulos de lixo no meio em que vivemos, nos dias atuais está sendo um recurso
financeiro escapatório para muitas pessoas que estão vivendo as margens do
nosso mercado de trabalho, ou seja, uma forma de suprir suas necessidades
básicas com dignidade como seres humanos.
As questões e as
diversas situações que envolvem o lixo, a reciclagem e a reutilização vêm sendo
considerados cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois nosso
futuro depende da boa relação estabelecida entre o homem e a natureza, e o uso
adequado dos recursos naturais disponíveis. Quando descartamos os resíduos
sólidos sem controle, estes poluem o meio ambiente e contribuem para:
ü
O
efeito estufa,
ü
O
aquecimento global,
ü
A
poluição dos lençóis freáticos, dos rios
ü
E
provocam emissão de metano.
Nesse patamar a
reciclagem de lixo vem ganhando destaque, pois, além de fonte de renda
possibilita a:
ü
Economia
de energia,
ü
Preservação
da água,
ü
Diminuição
do consumo de matéria prima,
ü
E
a redução expressiva de toneladas de resíduos sólidos que seriam jogados ao
meio ambiente
2-DIREITOS GERAIS DE APRENDIZAGEM
Sensibilizar os
alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as
situações que causam danos a ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas
extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela preservação da
natureza.
Enfatizar a
problemática do lixo e as soluções oferecidas pela reciclagem: preservação da
natureza, reutilização dos resíduos sólidos e sua comercialização, o incentivo
a inclusão social e a geração de trabalho e renda.
Mostrar a importância
da educação ambiental para o nosso planeta, a necessidade de conscientização,
de mudanças de valores e de atitudes, para que nossos alunos venham as inserir
no seu cotidiano, refletindo criticamente sobre os significados das atuações dos
seres humanos sobre o planeta.
3-DIREITO DE APRENDIZAGENS:
v
Conscientizar
os alunos da problemática do lixo;
v
Promover
a conscientização da importância da reciclagem para o meio ambiente
v
Criar
uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da
reutilização e da reciclagem;
v
Ensinar
o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu
dia-a-dia e como fonte de renda;
v
Conscientizar-se
da importância desses trabalhos e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem-estar
de sua vida e do meio ambiente.
4-
DESENVOLVIMENTO
1.
Etapa Apresentação
do projeto aos alunos: conversa oral
sobre o tema o qual desenvolveremos no projeto (reciclagem)
2.
Etapa: Visita
a exposição de artes feitas de materiais recicláveis (latinha). Artista
Edimilson Gomes, galeria ARMA.
3.
Etapa: Análise
e debate sobre a realidade ambiental na comunidade na qual a escola está
inserida, a partir de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados realizadas
pelos próprios alunos com moradores e associação do bairro.
4. Etapa: Oficinas de artesanato
com materiais recicláveis.
5. Etapa: Leituras diferenciadas (textos, notícias
poemas e letras de músicas) se aprofundando no assunto RECICLAR
6.
Etapa: Leitura
de Poemas Ecológicos, dando enfoque a “Paraíso” de Jose Paulo Paes . Dividir a turma em 4 grupos para debaterem o poema.
Ex: O que você faria se:
“...Se a rua fosse sua
Se a mata fosse sua
Se o rio fosse seu
Se o mundo fosse seu...”
Depois cada um irá escrever sua opinião.
7.
Etapa: Produção de texto: Criação de poemas envolvendo o tema
Meio Ambiente e Reciclagem.
8.
Etapa: Trabalhar
interpretação da reportagem “Ao perdedor, as latinhas” de Rogério Menezes.
5- REGISTRO
Os momentos mais significativos do projeto serão registrados, tendo como
ponto de observação o interesse, a participação à autonomia, a criatividade, a interação
do grupo, enfim, todos os dados, que nos retratem a relação da turma com o
projeto.
6- CULMINÂNCIA:
Exposição de trabalhos realizados durante
o desenvolvimento do projeto:
·
Expor
dados da pesquisa, coletados durante o desenvolvimento
·
E
os objetos produzidos durante as oficinas.
7- AVALIAÇÃO
Acontecerá de forma processual, diagnóstica, durante todo o
desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas
para que os objetivos traçados possam ser alcançados.
Visita a exposição de artes feitas de materiais recicláveis (latinha).
Artista Edimilson Gomes, galeria ARMA.
Acontecerá de forma processual, diagnóstica, durante todo o
desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas
para que os objetivos traçados possam ser alcançados.
Visita a exposição de artes feitas de materiais recicláveis (latinha).
Artista Edimilson Gomes, galeria ARMA.
Poemas
Aulas: Língua portuguesa
Proj: Meio Ambiente: Reciclagem
Turma: 8º Ano - B
Aula no laboratório de informática: Momento que os alunos digitavam seus poemas
Produções de alguns alunos
PULMÃO DO MUNDO
Hoje
vendo meu rio
Me
vem um grande desgosto
Olha
o que fazem com ele
Isso
me causa nojo.
Hoje
vejo minha floresta
Não
é mais o pulmão do mundo
Agora
se tornou
O
principal ponto de “fumo”.
Os
animais estão chorando
Vendo
a floresta acabar
Por
causa da ignorância humana
Que
não para de matar.
Que
desrespeito com a criação
Que
tamanha alienação
Causando
a morte do mundo
E
a própria destruição.
A
primavera não é mais a mesma
Os
pássaros não cantam mais
Pois
as árvores onde moravam
Viraram
meros papeis de jornais
Onde
nenhuma coisa boa se encontra mais
Toda
essa tristeza
Por
causa de nossa ambição
Pare
agora o que está fazendo
E
RETIRE O LIXO DO CHÃO!!!.
Pois
você está morrendo
Sem
nem ao menos notar
Destruindo
seu mundo
Que
te permite habitar...
Geovana Xavier de
Oliveira
8º Ano B
A Destruição Do Meio Ambiente
Se
essa rua fosse minha
Haveria
tantas lixeiras
E
o lixo não fazia graça,
Poluindo
o meu lugar.
Se
a mata fosse minha
Eu
pintava ela de azul
Com
o céu para combinar
Com
a chuva para molhar
E
os bichos de verde para alegrar.
Se
esse rio fosse meu
Os
peixinhos não morreriam
Ele
é o meu cantinho
Que
a lua se reflete a brilhar.
Se
este mundo fosse meu
Eu
mandava ele brilhar
Mais
não de diamantes
Mais
de pessoas que sabem respeitar.
Josué da Conceição Aquino
8º Ano B
Conservar, Respeitar e
Reciclar
A natureza está pedindo
socorro,
As matas estão pedindo a sua
conservação,
Os bichos querem preservação
O ar que menos poluição.
A água não quer ser
contaminada,
Nós homens queremos uma
solução,
Mas nós não sabemos que a
solução
É tentar melhorar a
situação.
Para as próximas gerações
Devemos fazer que nossos
hábitos mudem
E novas atitudes todos nós
devemos tomar
Aprender a conservar
A respeitar
A reciclar
Para nós o meio ambiente
preservar
E nossas vidas melhorar.
Leonardo Conceição
dos Reis
8º ano B
O
Mundo de hoje
Antes
era tudo limpo e arrumado,
Agora
é tudo sujo e bagunçado.
Antes
tinha arvores de montão,
Agora
e só poluição.
Antes
os animais tinham seu lar,
Mas
começarão a desmatar.
E
agora onde os animais vão morar?
Se
a mata continuarem a derrubar.
Onde
os peixes vão morar
Se
continuarem a poluir o mar
O
mundo por enquanto ainda é lindo
Mas
um dia deixará de ser
Porque
as pessoas continuam poluindo.
Então
precisamos compreender
Se
não cuidarmos do nosso mundo
O
iremos perder.
Lucas Eduardo Lima Menezes.
8º ano B
PARE E VEJA
Todos nós vemos
Como o mundo está morrendo
Mata, Rio são as fontes do mundo
Mas nós não percebemos.
Alguns olham o mundo como nada
Um olhar frio
Uma grande besteira
Pessoas sem alma.
Abra seus olhos e veja
A natureza ainda está aqui
Aguentando enquanto
Você fica a poluir.
Os animais pedem POR FAVOR
Parem com essa destruição
Que os causa tanta dor.
Olhe ao seu redor
E procure ver
Se ainda resta
Natureza para viver.
Uziel Paiva Da Silva
8º Ano B